terça-feira, 5 de agosto de 2008

Casa da Cascata






Considerada a casa do século XX e uma das sete maravilhas da arquitetura moderna, a Casa Kaufmann (mais conhecida como Casa da Cascata), foi construída em 1936 e projetada pelo arquiteto estadunidense Frank Lloyd Wright (1867 - 1959).

Localizada em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, em meio a uma paisagem de encher os olhos, era originalmente utilizada como casa de veraneio da família Kaufmann, hoje é um museu.

Diz a lenda que Wright fez todo o primeiro estudo em três horas. E deste primeiro estudo pouca coisa mudou até o projeto final. O proprietário era o homem de negócios Edgar Kaufmann, cujo filho Edgar Kaufamnn Jr. fora aluno de arquitetura de Wright. A casa foi construída em meio a um bosque, no interior de uma propriedade da família. Sua principal característica, no entanto, é o fato de ter sido erigida sobre uma pequena queda d'água, utilizando-se dos elementos naturais ali presentes (como pedras, vegetação e a própria água) como constituintes da composição arquitetônica. Assim como várias outras obras de Wright, foi construída com materiais experimentais para a época.

Na obra predominam os terraços projetados logo acima da cascata que permitem apreciar uma vista das montanhas e das árvores. Os muros de pedra remetem às rochas do local e criam uma atmosfera protegida, quase de caverna. Neste projeto, Wright pôde expressar o seu pensamento sobre a arquitetura orgânica.

O sistema estrutural da casa inclui uma série de reforços no concreto devido aos terraços em balanço. A casa tem problemas desde o seu início por causa dos seus balcões proeminentes.

Deixando esses problemas de lado, a casa da cascata é considerada uma obra-prima.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, sou estudante de arquitetura,
e estou fazendo um trabalho sobre esta casa.
Você mencionou que a casa apresentou problemas devido aos balcões. Você poderia explicar-los melhor?
Obrigada.

Luciana
luhalbuquerque@hotmail.com

Unknown disse...

Ola, assim como a Luciana acima também sou estudante de arquiteturae gostaria de saber mais sobre esses problemas com a casa.
Qualquer informação adicional sobre essa magnífica casa seria de grande ajuda.
Rafael Melo
rafael.melo.arq@gmail.com

Obrigado.

Anônimo disse...

q tipo de estudande se baseia num blog pra faze trabalho... nunca ouviu fala em site renomado? tmb só estudande de arq.
ahh projeto na veia!!